sexta-feira, 3 de abril de 2015

A Influência do Mundanismo na vida do cristão.



E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Um assunto que tem me despertado muita preocupação é influencia das coisas do mundo dentro de muitas igrejas. Quando falamos de mundanismo, se referimos a maneira como ela vive, age e se adapta a padrões do mundo.
Biblicamente notamos que um verdadeiro encontro com Jesus Cristo é marcado por mudança de vida, fomos chamados das trevas para luz, temos que se despir do velho homem diariamente, pois assumimos um compromisso de viver para Deus. Cientes que o mundo jaz no maligno, notamos que Jesus disse que “Não somos do mundo, apesar de vivermos nele” (João 17: 14-16).
Devemos estar atentos, pois ao nosso redor, o inimigo investe diariamente para sofrermos certo tipo de influencia de hábitos “mundanos”, esse mal é notado em varias esferas, se iniciando pela família, percebemos cada dia que passa que a instituição “Família”, vem perdendo o valor para sociedade, princípios contrários a Palavra de Deus, tem se tornado comuns, inclusive no meio do povo de Deus, fatores como o auto índice de divórcios, falta de respeito entre pais e filhos, distanciamento no convívio famíliar casamento na igreja e adoção por pessoas do mesmo sexo, são fatores que tem atingido e destruído famílias, ministérios, etc.
Se tratando de política, nós cristão percebemos as investidas do inimigo, visando secularizar o evangelho, através de projetos de leis, que são contrários a princípios bíblicos, visando legalizar certos comportamentos e direitos, que venham atingir a igreja limitando seu crescimento e procurando mundanizar o cristianismo adaptando a padrões seculares..
Através da mídia, pois notamos que um de seus papeis é “construir e influenciar a opinião pública” muitas vezes contradizendo os preceitos bíblicos, isso inclui manipulação de informações, ridicularizarão do evangelho (principalmente em novelas), e através do entretenimento, lembrando o entretenimento em sí é ótimo e não é prejudicial a vida do cristão, porem parte do entretenimento que vemos na atualidade são fundamentados por praticas e comportamentos que não agradam a Deus, e podem trazer muitas consequências, inclusive a frieza espiritual na vida do cristão.
Nós como cristãos devemos se atentar a outro fator que tem levado muitos a se perder na caminhada, “Cultura e valores mundanos”. Segundo o dicionário, Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização.”
 Portanto entendemos como cultura de um povo, as seguintes atividades, música, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, forma de convívio social, etc.
Devemos ser criteriosos para avaliar e confrontar os valores ensinados pela sociedade em que vivemos, com os princípios apresentados na Palavra de Deus, caso algo não esteja de acordo, não deve fazer parte do dia a dia de um cristão.
Certa vez abordando o assunto na Escola Bíblica fui questionado. Por que certos hábitos da cultura do nosso país, não são compatíveis com um Discípulo de Jesus?
Considerando que no assunto há alguns pontos mais polêmicos, iniciei a resposta abrindo outra pergunta.

- Quem estabelece a cultura de um povo?
Com certeza são as próprias pessoas, pois o homem que faz a cultura, porem apenas uma cultura era 100% aceita por Deus. Aquela que foi estabelecida antes da queda do homem no Jardim do Éden, ali todos princípios que o homem aprendia, estavam enquadrados nos padrões morais e éticos estabelecidos pelo próprio Deus (Gn 1: 27-29; 2:15-24). Após o pecado, a maneira do homem viver foi mudada, assim, o povo ficou sujeito a se rebelar contra Deus, vivendo de acordo com suas próprias vontades. (GN 3: 17-24)
É fato que sofremos certo tipo de influencia pela cultura de nosso povo, mas temos que ter visão espiritual, para identificar o que é licito para a vida de um jovem que teve um encontro com Jesus, pois a bíblia nos alerta ao perigo de, nos tornarmos “amigos do mundo”. (Tg 4:4) Lembrando que nossa luta é contra quem promove esses valores mundanos, a maldade, a liberalidade, a injustiça que são os principados e potestades.
Temos que estar em oração e vigilância, pois o que estamos vendo em nossos dias, são muitas lideranças corrompidas e secularizadas, falsos ensinamentos, lideres coniventes com o pecado, deixando que muitos hábitos que não fazem parte da vida de um cristão que nasceu de novo, ser implantado dentro das igrejas, e se negam a denunciar o pecado. (2º Pedro 2:1-3). E por conseqüência muitos cristãos estão perdendo sua identidade.
Temos que permanecer na palavra, mesmo aos jovens que são alvo de muitas investidas para viver um evangelho morno, devemos se apegar nos princípios bíblicos, que é amar e temer a Deus, amar o próximo, muita oração e busca pelo conhecimento da palavra, e se colocar na posição de atalaia, para anunciar o reino de Deus para todo aquele que não entregou a vida para Jesus, ou tem se perdido em meio a tantas artimanhas de satanás para atingir nossas vidas.

Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário