terça-feira, 21 de abril de 2015

O Cristão e sua responsabilidade Social.


Graça e Paz! Você já parou para pensar, qual a responsabilidade que um cristão possui com a sociedade? Vivemos dias em que muitos cristãos, por falta de entendimento sobre o ministério de Jesus, acreditam que a responsabilidade é apenas “espiritual”, anunciando a Palavra de Deus, levando as pessoas a conhecer mais sobre Jesus, pórem observando a bíblia percebemos que além desta importante missão, temos que se preocupar também com questões sociais.
Sempre percebemos Jesus rodeado de pessoas necessitadas, excluídas pela sociedade, Viúvas, samaritanos, leprosos, etc. Mt 8:2-4, Lc 7:12-16. Lc 14:12-14. É notório o cuidado de Deus com os necessitados no Antigo Testamento: Dt 15:1-6, Dt 24:14-15

"Bem-Aventurado é aquele que atende ao pobre, o Senhor o livrará no dia do mal." Salmos 41:1
"Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor. Salmos 12:5
Ele te declarou, ó homem, o que é bom, e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente como teu Deus? Miquéias 6:8
Por que o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45

Os necessitados, tinham atenção especial na igreja primitiva, que tinha por regra, a repartição dos bens, garantindo que todos tivessem suas necessidades supridas (Atos 2:44-47), alem do ministério dos Diáconos que tinha por responsabilidade cuidar dessas pessoas (At 6:1-6).
Como percebemos as escrituras no confia "responsabilidades sociais", algo que é tão fundamental, que me arrisco a dizer que um cristão que não se preocupa em ajudar o próximo não é apto a cumprir seu ministério!
Nos dias atuais, encontramos poucos interessados com a causa do próximo, há uma tendência em muitas igrejas de "engessar", o evangelho de Jesus, induzindo seus membros a se tornar meros expectadores e cumpridores de programações congregacionais, acreditando que uma pessoa inserida nessas atividades, é o suficiente para agradar a Deus.
Evangelização é a reciclagem que Jesus faz na vida de uma pessoa, onde ele, “tira o homem do mundo”, iniciando um processo de libertação e transformação de vida. mas temos por responsabilidade instruir essas pessoas, para se apresentar a sociedade, transformados, com novas convicções e novo padrão de vida, para que tenhamos uma  nova conduta perante a sociedade. Devemos repensar esta missão. O que temos feito pelo nosso próximo?
Temos que ser jovens que entendem que o evangelho modifica o homem através da verdadeira conversão, para que venhamos influenciar positivamente a sociedade, tanto levando a Palavra de Deus (fora das 4 paredes), quanto ajudando o próximo da melhor maneira possível.
Jesus te convida hoje a ser o mensageiro que busque as almas, porem não se esqueça da sua missão de ajudar o próximo, a resolver problemas que afligem nossa sociedade, sem esquecer a necessidade espiritual de conhecer a “verdade” para que venha ter uma nova vida em Cristo Jesus.

Fernando Novaes

3 comentários:

  1. Não tem como ser de Cristo, sem ter fome de perdoar, amar e ajudar o próximo...

    ResponderExcluir
  2. Certeza meu irmão, são princípios de um Cristão verdadeiramente conheceu a Jesus Cristo. Deus abençoe e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. A paz Pastor Fernando, vc pode me responder no zapzap rs, Deus abencoe trabalho lindo

    ResponderExcluir