segunda-feira, 6 de abril de 2015

Reflexão - "A verdadeira amizade"

Graça e Paz a todos! Segue um Capitulo do Livro que estou escrevendo " O JOVEM QUE PREVALECE..." para refletirmos sobre a "VERDADEIRA AMIZADE"



A amizade é muito importante na vida de todos nós, quem não gosta de ter sempre alguém para compartilhar bons momentos, as dificuldades, sentimentos, incertezas, etc? É muito precioso ter um bom amigo por perto, mas todos benefícios de uma amizade, deixam de existir quando se trata de uma amizade falsa.
Quando os acontecimentos demonstram que a amizade que tanto cultivamos, não era verdadeira, ficamos decepcionados e magoados com a descoberta, é uma realidade difícil de ser enfrentada, aquela marca indesejável que não queremos ter em nossa vida. Muitas vezes situações semelhantes acontecem conosco para discernimos a relação de “amigo” e “colega”, não houve uma perda, pois esse sentimento de fidelidade que envolve uma amizade nunca existiu.
Ainda mais para nós que servimos a Deus, a escolha de um amigo não é algo simples como parece, temos muitas pessoas que no decorrer da vida nos relacionamos achar um candidato a amigo é muito fácil, mas o tempo é que nos mostra se é uma verdadeira amizade, as adversidades que passamos, e principalmente a dificuldade de se manter uma amizade, pois um amigo é insubstituível, podemos fazer muitas outras amizades, mas seu lugar sempre esta ali, jamais é trocada por novas amizades que faz, assim como nós não somos substituído por outra pessoa.
 Podemos considerar a amizade um termômetro da nossa espiritualidade, quando estamos dando os primeiros passos na vida cristã, é o momento onde estamos formando nosso caráter cristão, amigos sempre é bom ter por perto, seja aquela que você troca as roupas para ir ao shopping, aqueles do futebol de fim de semana, aquele que frequenta os cultos conosco, mas é importante nessa fase sermos criteriosos com o tipo de pessoa que escolhemos para andar do nosso lado, um “amigo”.
Um jovem Cristão que acompanha amizades que seja totalmente voltado para as praticas que não agradam a Deus, pode acarretar sérias consequências em sua caminhada com Deus, e com certeza colocar um grande obstáculo para o crescimento de sua vida espiritual, a Bíblia nos alerta sobre isso em Tiago 4:4.

“Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”

Você pode refletir se sua amizade tem acrescentado coisas boas em sua vida a partir dessas questões abaixo:

"Quando surge uma oportunidade de fazer algo de errado, qual a posição do meu amigo quando questionado sobre o que devo fazer"?

  • Deixa para você tomar a decisão sozinho (a)
  • Apoia você fazer tal coisa sem pensar nas consequências que podem vir depois.
  • Mesmo se você não aceitar, te orienta a não fazer tal coisa, pois como seu amigo não quer ver você se dando mal.

Sempre tive muitos amigos, a maioria quando me converti não eram cristãos, mas Deus me fez entender como administrar essa questão difícil que é lidar os amigos, sem prejudicar minha vida espiritual.
O cristão não pode ser conhecido, como aquele que evita as pessoas, que se julga melhor do que os outros, ao contrario, ele se relaciona com todo mundo, mas tem um grande diferencial que é o Espírito Santo.
Um jovem que se relaciona com Deus, através da oração e da leitura da sua palavra, sabe o momento certo de dizer “sim”, e dizer “não” também, sabe discernir muito bem o que a palavra de Deus diz em Salmos 1:1.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Deus deixou para nós o livre arbítrio quando fala a respeito de nossas decisões, mas o maior interesse Dele, é que acertamos as nossas escolhas, ele nos chama de “Bem aventurado”, que significa “Felizes”. Ou seja seremos felizes se não fomos influenciados por má companhias, não seguir pessoas que não temem a Deus, que desacreditam da sua palavra pois esse é o tipo de amizade que acaba nos afastando de Deus.

"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."

Provérbios 17:17


Que Deus abençoe a todos meus amigos!!!! E apresentem a Deus suas amizades, principalmente aqueles que ainda não tiveram um verdadeiro encontro com Jesus Cristo, para que um dia possam conhecer as maravilhas do evangelho, e venham ter a alegria da salvação que nos desfrutamos hoje!

3 comentários:

  1. Glória a Deus por esse trabalho, esse artigo são palavras precisas aos jovens. Creio que todos que buscam direcionamento sobre amizade, lerem e derem crédito, seram edificados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus Simone, este é nosso propósito, nos ajude a divulgar este trabalho. Deus abençoe!

      Excluir
  2. Já estou fazendo isso, pela qualidade do trabalho, dissemina - lo e distribuir bênção, sabedoria! Na igreja tem muitos jovens e já estou divulgando. Deus seja louvadi

    ResponderExcluir